João Paulo da Fonseca Hespanha de Oliveira

Após obter a licenciatura em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro, participei como Bolseiro de Investigação em projetos conduzidos pelo Departamento de Geociências, relativos à interpretação fotogeológica da Ria de Aveiro e à produção da Carta Geológica de Fornos de Algodres. Após obtenção do Mestrado pelo ITC (Países-Baixos), curso “Integrated Map and Geoinformation Production”, trabalhei para a Associação para a Investigação e Formação Profissional da Universidade de Aveiro – UNAVE, entre 1993 e 1997, com diversos contrados ao longo deste período (Formador, Bolseiro e Contrato a Termo Certo), onde participei na elaboração e execução de concursos públicos para a primeira geração de Cartografia e Cadastro Digital em Portugal. No final deste período, participei também em projetos de investigação internacionais, financiados pela União Europeia, na área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

A partir de 1997, fui contratado como Professor Adjunto para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, onde me encontro atualmente (2018), tendo durante esse período sido responsável pela leccionação de diversas disciplinas das áreas da Informática e de Engenharia Geográfica. Participei ainda em diversas ações de Formação Profissional nas áreas do Cadastro Predial e SIG. Orientei diversos grupos de alunos em Projetos curriculares (após introdução do Ensino Baseado em Projetos), nas área já referidas. Executei diversas Prestações de Serviços em resultado da colaboração no projeto Geopredial, conduzido pela Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução. Estas incluíram também ações de formação. Durante o período que conduziu ao doutoramento (entre 2004 e 2012) levei a cabo diversas investigações relacionadas com a elaboração e aplicação do Modelo de Domínio de Gestão do Território (ISO 19152 LADM), de que resultaram diversos artigos publicados em co-autoria, quer em atas de conferências, quer em revistas internacionais.

Após obtenção do doutoramento, a componente de investigação tem versado a aplicação do LADM em Países como Cabo-Verde ou o Brasil, de forma genérica ou temática. Neste último caso, a linha de investigação atual é centrada nos Direitos Indígenas e na aplicação do método de gestão “Knowledge Inovation Value Chain” ao desenvolvimento de sistemas baseados na norma.

Informações complementares: http://www.ua.pt/estga/person/10315094 (página pessoal na ESTGA) e http://orcid.org/0000-0002-5506-8868 (página da ORCID)